Curso: Arqueologia
Habilitação: Arqueologia
Duração: 3 anos
 
Descrição da Profissão
O Arqueólogo procura reconstituir o modo de vida de povos desaparecidos, através da pesquisa e interpretação de documentos, classificação de utensílios domésticos e armas de guerra, bem como símbolos iconográficos e manuscritos. Na Arqueologia são usadas técnicas de escavações em sítios onde se encontram vestígios de civilização. São realizadas pesquisas onde exista material de interesse científico. O Arqueólogo analisa os dados coletados, classifica-os e preserva-os em museus especializados.
 
Currículo Básico
Sociologia Geral, Geografia Geral, Matemática e Estatística, Anatomia Comparada, Culturas Primitivas, Etnias Americanas, Paleontologia, Geologia, Pré-História, Metodologia da Pesquisa Arqueológica, Restauração de Artefatos e Monumentos Arqueológicos. UNIVERSIDADE: Universidade Federal do Rio de Janeiro /RJ
 
Aptidões desejáveis
Para exercer a função de Arquiteto é fundamental ter sensibilidade, criatividade, intuição e interesse pelas artes. Também é necessária capacidade de observação e análise, habilidade numérica, gosto de trabalho em equipe, meticulosidade e exatidão.
 
Especializações possíveis
Arqueologia Pré-Histórica Brasileira, Pré-Histórica Americana, Histórica, Mediterrânea (Grécia e Roma), Egípcia e Mesopotâmica, Teoria Arqueológica e Palentologia.
 
Campos de atuação
Museus, Instituições de Pesquisa, Laboratórios, Institutos Arqueológicos, Magistério.
 
Fonte:Guia de Profissões